terça-feira, 23 de novembro de 2010

Relatos do V Rumos & Debates

Passadas cinco edições do Rumos & Debates, enfim a chuva deu o ar das graças e apareceu neste encontro para aumentar e fluir o fluxo dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pelo MAV. Com ela veio boas notícias, outras informações e muito trabalho. Além é claro, de enormes desafios.

Pauta para a reunião com o chefe do Executivo Municipal: Neste encontro foi reafirmada a pauta, que havia sido selecionada no encontro anterior:

Conselho municipal de Cultura: Reforma e Atualização da lei que cria o conselho municipal de Cultura. E para fim de sua imediata execução há a necessidade de criar um Grupo de Trabalho que seja integrado por pessoas da Sociedade Civil, Trabalhadores em Arte cultura e o Poder Público (executivo e legislativo).

Fundo Municipal de assistência a Cultura: Definir os percentuais e leis que possam contribuir para a formação do fundo municipal de Assistência a Cultura.

Audiência Pública Pró-Cultura: Uma audiência pública com a presença do ministério da Cultura, secretarias do Estado e Município e entidades ligadas à cultura para atualizar as ações a cerca da cultura realizada no âmbito Municipal, Estadual e no País.

Censo Cultural: Realizado através da Secretaria municipal de Cultura com a participação do Conselho Municipal de cultura, com equipe que vá a campo.

Ceder à utilização de espaços públicos ociosos: Criar Editais de ocupação de espaços públicos por trabalhadores em arte e Cultura.

Memorial do imigrante: Definir a utilização do espaço Cênico do memorial.

Estação de trem: Agilizar a definição da Gestão da Antiga Estação pela prefeitura e Ferrobam.

Calendário Cultural: Reformulação total do Calendário. Dando ênfase ao caráter artístico e cultural.

Polo do livro: Fomentar através de uma política Cultural, a criação de um polo do livro e da Leitura em Vinhedo.

Reestruturações: Reestruturar todos os Festivais realizados atualmente na cidade, tendo como participação nesse processo os artistas locais.

Bosque Municipal e Represa II: revitalização e ocupação desses espaços, a fim de atrair a população de volta a esses locais.

Durante a abordagem da pauta surgiram alguns debates a respeito dos itens mencionados acima.

Sobre a reestruturação dos Festivais: Ficou latente a necessidade de reestruturar festivais como O FESTEVI (Festival de Teatro de Vinhedo). Sua modernização requer que o mesmo seja aberto para participantes de outras regiões do país, que deixe de ser um festival competitivo para ser uma Mostra onde ocorram debates, Oficinas e apresentações dos mais variados segmentos da área teatral, levando as apresentações para parques, ruas, teatro entre outros. E para isso há a necessidade que a Secretaria de cultura, abra um canal de comunicação com os artistas.

Orçamento da Cultura para o ano 2010: O orçamento voltado para a cultura do município, percentualmente, é um dos maiores do país, chegando a três por cento de tudo que o município investirá até o final deste ano. Saber quais as ações concretas que a pasta desenvolve e como ela utiliza é importante para a sociedade.

Também foi redigida, para ser entregue ao chefe do poder executivo, uma CARTA COMPROMISSO onde o mesmo se compromete a dar uma resposta às reinvindicações em até 90 dias.

Numa noite chuvosa e tranquila as discussões e propostas mais que evoluíram, e uma mensagem foi posta entre os presentes: “engrenagens funcionam quando são bem ajustadas, mas para isso, seus mecanismos têm que estar em perfeito funcionamento”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário