terça-feira, 16 de novembro de 2010

Relatos do III RUMOS & DEBATES

Dialogar, num mundo cheio de desafios e complicações, deve estar na ordem de prioridades daqueles que querem avançar e abrir novos caminhos, novos Rumos. Buscar soluções num mundaréu de problemas nos faz antever muitas possibilidades; e se abrir para um diálogo de mão dupla, amplia nossas visões para o possível e o impossível, abrindo novos horizontes para potenciais realizações.

Neste III Rumos & Debates a Tônica e a franqueza dos que participaram não poderiam ter sido outras: dialogar, dialogar e dialogar. O encontro de ideias e posicionamentos tornou rica a noite desta segunda-feira quente (08/11/2010) e concretizou ações propostas no encontro anterior e formulou outras que ainda estão em gestação.


Audiência pública Pró-Cultur
a: Após a solicitação da equipe de comunicação do MAV (Movimento Artístico-Cultural de Vinhedo) compareceu nesse dia a representante do legislativo, a Vereadora Marta Leão. Foi solicitada à mesma a possibilidade de o Legislativo convocar uma Audiência Pública, onde diversas lideranças da sociedade, pessoas do meio artístico e político serão convidados para dialogar sobre a real situação da Cultura na cidade de Vinhedo. A Audiência proposta tem a finalidade de buscar algumas respostas quanto a atual situação da área no Município e propor outras soluções como o Conselho de Cultura, criação de um fundo Municipal de Cultura e a lei de ISS para que empresas do município possam abater seus impostos reinvestindo em projetos culturais. Com a confirmação da Representante do Legislativo, ficou acertado que a Audiência levará o nome de "Audiência Pró-Cultura" e que será realizada no dia 13 de dezembro às 20hs na Câmara Municipal (dependendo da quantidade de pessoas o evento poderá ser transferido para o CEPROVI).

Censo Cultural: Também foi levantada a necessidade da realização de um "Censo Cultural na Cidade". A importância de se ter conhecimento dos diversos grupos das mais variadas áreas ligada a cultura é de primordial importância para o avanço de ações que visão potencializar o acesso a cultura na cidade, e apontar assim caminhos ao executivo para políticas culturais a ser desenvolvidas.

Conselho de Cultura: Mais uma vez o conselho de cultura entrou na pauta. O Geraldo Maia trouxe informações mais precisas quanto o seu funcionamento e importância para ajudar na fomentação de ações culturais. Marta Leão disse sobre quais os tramites para reativá-lo na cidade e os benefícios que poderão vir em consequência de seu funcionamento e ficou definido por todos os presentes que o Conselho de Cultura estará na Pauta da Audiência Pública Pró-Cultura.

Reunião com o Executivo: Após o Terceiro Rumos & Debates e a criação do MAV (Movimento ArtísticoCultural de Vinhedo) foi aberto um canal de comunicação com o Executivo, no qual uma futura reunião está sendo marcada. Uma das principais metas iniciais do Rumos&Debates sempre foi o diálogo aberto com a sociedade e poder público, objetivo seguido a exaustão por todos que aderiram a essa iniciativa.

I Mostra de Arte Cultural de Vinhedo: Também foram delegados alguns trabalhos a serem executados pelos organizadores: Confecção dos Cartazes, Comunicação com a Imprensa e divulgação junto aos grupos artísticos.

Próximo Rumos & Debates: devido ao feriado do dia 15, o Rumos & Debates foi transferido excepcionalmente para esta quarta-feira dia 17 de Novembro a partir dás 19h30min na Antiga Estação de Trem (Próximo ao colégio Integração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário